Rio de Janeiro recebe cinco navios e 10 mil passageiros nos próximos dias

0
Viking Sun chega ao Rio de Janeiro

A temporada de cruzeiros 2019/2020 no Pier Mauá começou no dia 20 de outubro, com a escala inaugural do World Explorer, da Mystic Cruises. Mas é a partir de novembro que as escalas passam a ser corriqueiras.

Nesta quarta-feira (13/11), dois navios em trânsito chegam ao Rio de Janeiro, abrindo as escalas de novembro. Em cruzeiros internacionais, o AIDAaura e o Viking Sun realizam pernoite no Píer Mauá, permanecendo atracados até o dia 14 no porto carioca.

AIDAaura

Proveniente de Recife, o AIDAaura leva 1645 turistas, de acordo com o Pier Mauá. Em cruzeiro de volta ao mundo, o navio da alemã AIDA Cruises segue viagem para Montevideo, no Uruguai.

Construído na Alemanha, o foi inaugurado em 2003. Seu projeto é uma versão ligeiramente maior e mais moderna do navio original da companhia, o AIDAcara, que esteve no país em outros temporadas. 

Com  cerca de 45,000 toneladas brutas, tem capacidade para 1,266 passageiros em ocupação máxima.

Viking Sun

Operado pela Viking Ocean, o Viking Sun também realiza cruzeiro um longo cruzeiro de volta ao mundo. Com bandeira da Noruega, o navio leva 1,300 passageiros ao Rio, entre passageiros e tripulantes.

De acordo com o Pier Mauá, a maior parte dos passageiros vem do Reino Unido, Filipinas, Suécia, Brasil e Estados Unidos. A embarcação permane na cidade até as 17h de quinta-feira, 14/11.

Com cruzeiros no segmento de luxo, o navio norueguês esteve em Manaus recentemente e segue rumo a Los Angeles, nos EUA. O porto californiano é a última parada de um cruzeiro de 126 noites, iniciado em Londres, no dia 24 de agosto. 

Zaandam e MSC Fantasia

Zaandam

No dia 18 é a vez do Zaandam retornar ao Rio de Janeiro. O navio da Holland America Line realiza um cruzeiro com passagens pelas Ilhas Malvinas, Uruguai, Argentina, Brasil e Chile.

A embarcação escala o Rio de Janeiro pela segunda temporada consecutiva e ficará baseada na América do Sul durante a estação. Antes de visitar o Pier Mauá, abre a temporada no Concais, em Santos

De acordo com o Pier Mauá, o Zaandam levará 1,800 passageiros à cidade. 

Já no dia 19, o MSC Fantasia faz a primeira escala da estação. Primeiro navio a chegar para cruzeiros por aqui, o navio saiu de Gênova, na Itália, no dia 02 de novembro.

Após realizar mini-cruzeiros a partir de Santos até meados de dezembro, o Fantasia fica baseado no Rio até março. Durante a temporada, oferecerá minicruzeiros de três a cinco noites pelo Sudeste, viagens de até seis noites para Salvador e Ilhéus, e de até nove noites para Buenos Aires e Montevidéu.

Modernização e mais escalas

A expectativa do Pier Mauá para a temporada 2019/2020 é de um aumento de 12% no número de turistas movimentados. São esperados 425 mil turistas, contra 380 mil turistas na temporada 2018/2019. O número de navios também cresceu; os em cruzeiro internacional, por exemplo, passarão de 19 para 27 em relação a última temporada. 

Completando 20 anos em 2019, o Pier Mauá conta com um projeto para ampliar e modernizar seu Terminal Internacional de Cruzeiros. Para o próximo ano, a empresa pretende melhorar recursos tecnológicos, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança, facilidades e agilidade para quem chega na cidade de navio. 

“O Rio tem se consolidado como destino internacional de turismo marítimo. A maioria dos navios que passa por aqui é de longo curso, ou seja, visita a cidade no meio de roteiros mais longos, em grandes travessias internacionais. Para dar um upgrade no nosso serviço, em 2020/2021 teremos um armazém a mais, o número 3, na nossa operação. As obras começam em março”, conta Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá.

Os turistas atualmente são recepcionados no terminal de cruzeiros localizado nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá, sendo o embarque realizado no Armazém 4 e movimentação de bagagens no 5.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Pier Mauá) / Imagens (©) Copyright Pier Mauá e Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui