Queen Mary 2 terá embarque em Santos em 2022

0
Queen Mary 2
Queen Mary 2 é o único transatlântico da atualidade, realizando a rota entre a Inglaterra e os EUA

A temporada 2021/2022 guarda uma novidade histórica para o Porto de Santos. Pela primeira vez, o Queen Mary 2 – único transatlântico moderno – irá escalar a cidade. A parada está marcada para 8 de fevereiro de 2022. 

Em cruzeiro pela América do Sul, o navio da Cunard Line ainda fará embarque e desembarque de passageiros no Concais, para longos cruzeiros internacionais. 

Herdeiro da tradição da White Star Line e da própria Cunard – linha de navegação com mais de 180 anos de história – o Queen Mary 2 é o único navio a realizar regularmente travessias pelo Atlântico Norte na atualidade.

Sua rota regular parte de Southampton, no Reino Unido, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos, e vice-versa. O trecho é completado em cerca de uma semana e não costuma incluir escalas intermediárias. 

“Trata-se do maior transatlântico (ou Ocean Liner) de todos os tempos e talvez do último grande representante desta tão prestigiada, porém infelizmente defasada, forma de viajar”, disse Victor Vila, historiador naval e fundador da Sociedade Histórica Brasileira do Titanic. 

Durante o inverno no Hemisfério Norte, o navio – que tem cerca de 150 mil toneladas – costuma realizar cruzeiros longos de volta ao mundo voltados ao público inglês.

Navio mais famoso do mundo

Queen Mary 2 e Queen Elizabeth 2 juntos em Nova Iorque

A operação é similar a do Queen Elizabeth 2, seu predecessor. Inaugurado na década de 60, o QE2 foi responsável pela rota no Atlântico Norte por quase quatro décadas, navegando também no resto do mundo em viagens de lazer. Os roteiros fizeram com que o navio se tornasse célebre e famoso em todo o globo. 

De acordo com Vila, o destaque do navio, aposentado em 2008, foi passado para o Queen Mary 2. “É possivelmente o navio mais famoso do mundo na atualidade, posição herdada de seu famigerado companheiro dos mares”, disse. 

Os Queens não visitam Santos há quase três décadas. A ultima escala foi realizada justamente pelo Queen Elizabeth 2, que esteve na cidade pela última vez em 1993. Depois, o Sagajford se tornou o último navio da Cunard a passar pelo porto, em 1994. 

Inaugurado em 2004, o QM2 foi batizado pela própria Rainha Elizabeth II, em cerimônia na Inglaterra. Sua construção aconteceu no estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, que também fabricou o transatlântico Normandie e outros navios famosos. 

Quebra do recorde em comprimento

Visto entrando em Santos em 1985, o Queen Elizabeth 2 se despediu de Santos em 1993

Projetado para especialmente para as travessias – e com um sistema a bordo remanescente das classes de outrora – o Queen Mary 2 é também um dos maiores navios de passageiro do mundo. 

Apesar de ter capacidade para ‘apenas’ cerca de 2,700 passageiros em ocupação máxima, o navio tem tamanho similar ao do MSC Seaview – maior navio de cruzeiro em operação no Brasil no momento, com capacidade para cerca de 5,500 passageiros.

A diferença na quantidade de hóspedes está relacionada ao produto. A Cunard Line opera cruzeiros premium em suas cabines comuns, e cruzeiros de luxo nos Princess e Queen Grill – as suítes com áreas exclusivas, equivalente às ‘primeiras classes’. 

Em comprimento, no entanto, o navio quebrará o recorde no Porto de Santos. Com 345 metros, é significantemente maior que o MSC Preziosa, que atualmente detém o recorde de mais longo a escalar. 

Passageiro poderá iniciar ou encerrar viagem em Santos

Com previsão de chegada para às 6h e partida para as 20h do dia 8 de fevereiro de 2022, o Queen Mary 2 irá realizar parada em trânsito no Porto de Santos. No entanto, a Cunard Line também utilizará o Concais para operação de embarque e desembarque de passageiros. 

Assim, será possível partir e encerrar cruzeiros inéditos no Porto de Santos. No dia 10 de janeiro daquele ano, o passageiro poderá embarcar em Southampton rumo a Santos. A viagem tem 29 noites e visita 8 portos diferentes. 

Já no dia 18 de janeiro é possível realizar o trecho Nova Iorque – Santos. Nesse caso, a viagem terá 21 noites e passará por 7 portos diferentes. 

Quem quiser embarcar em Santos, terá a opção de ir ao Uruguai, a Nova Iorque ou a Europa, sempre partindo em 8 de fevereiro.

QE2 realizou operação similar em 1985

Se optar por ir ao país vizinho, o passageiro realizará cruzeiro de 13 noites, com paradas na Patagônia e Terra do Fogo. Já o trecho Santos – Nova Iorque tem 34 noites e inclui 10 escalas. Por último, o trecho entre Santos e Southampton possui 42 noites e 11 paradas. 

As viagens são trechos do cruzeiro completo, que navega pela América do Sul e Caribe e tem 71 noites. A partida de Southampton está marcada para 10 de janeiro e o retorno para 22 de março de 2022. 

No Brasil, o Queen Mary 2 ainda passa por Salvador (5 de fevereiro) e Rio de Janeiro (25 e 26 de fevereiro). 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Cunard Line e acervo Laire Giraud

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui