Recusado pelo Canal do Panamá, Zaandam tem 4 mortes e 2 casos de COVID-19 a bordo

0
Zaandam esteve em Santos em novembro

No mar desde 14 de março, o Zaandam enfrenta emergência sanitária a bordo. Ainda buscando um porto onde possa desembarcar seus passageiros, a embarcação da Holland America Line tem agora 2 casos confirmados do novo coronavírus. 

A bordo estão 1,243 passageiros, dos quais 53 tem sintomas similares aos da gripe e da COVID-19. Além disso, há 586 tripulantes no navio, incluindo 85 com os mesmos sintomas. Todos devem ser testados em breve para o novo coronavírus. 

De acordo com a Holland America, 4 passageiros de idade faleceram desde o começo do cruzeiro. A companhia não revelou detalhes das mortes, citando direito a privacidade das famílias. 

Ainda de acordo com a marca do grupo Carnival, também foram ativados protocolos de precaução desenvolvidos em parceria com o CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA). Recentemente todos os hóspedes receberam máscaras faciais e instruções de como e quando utilizá-las. 

Desde o dia 22, quando os primeiros casos suspeitos do novo coronavírus foram reportados, os passageiros estão isolados em suas cabines.

A bordo do Zaandam está uma equipe médica formada por 4 enfermeiros e 4 médicos. 

Passageiros saudáveis serão embarcados no Rotterdam

Na tarde desta sexta-feira, o Zaandam se encontrou com o Rotterdam para receber suprimentos, exames de COVID-19 e nova equipe médica. Os navios agora estão atracados na costa da América Central.  

No Pacífico, o Zaandam pretendia atravessar o Canal do Panamá para desembarcar seus passageiros em Fort Lauderdale, na Flórida. As autoridades panamenhas, no entanto, decidiram, a princípio, não autorizar o trânsito do navio pelo canal. Em vez disso, deram sinal verde para uma operação entre navios. 

Dessa forma, a Holland America Line pretende, nos próximos dias, transferir os passageiros saudáveis do Zaandam para o Rotterdam. Após avaliação médica, os passageiros passaram de um navio para outro, sob instruções de seguirem isolados em cabines. 

Hóspedes que estiverem em cabines internas e/ou maiores de 70 anos terão prioridade na mudança de navio. 

A Holland America também afirmou que os planos definitivos para ambos os seus navios estão ainda em fase de finalização e que segue em conversas com as autoridades panamenhas para negociar a passagem do Zaandam pelo Canal do Panamá. 

Entenda a situação do Zaandam: 

Navios da HAL se encontrarão em alto-mar para entrega de exames e suprimentos

 

Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui