MSC cancela parte da temporada no Brasil e América do Sul

12
MSC Preziosa
MSC Preziosa

Nesta terça-feira (3/11), a MSC confirmou o cancelamento de parte de sua temporada 2020/2021 no Brasil e América do Sul. Todas as viagens que partiriam do país entre o começo da estação, até então marcado para 15 de novembro, e o dia 19 de dezembro foram canceladas. 

Em comunicado, a empresa disse estar trabalhando junto a autoridades para retomar as operações na América do Sul ainda na temporada 2020/2021. “Discussões estão em andamento entre a Companhia e as autoridades responsáveis e competentes no Brasil, Argentina e Uruguai, com base na implementação do protocolo abrangente de saúde e segurança da MSC Cruzeiros, projetado para proteger os hóspedes, a tripulação e as comunidades locais que os navios visitam”, disse a companhia em um comunicado. 

De acordo com a MSC, o protocolo é o mesmo que está sendo utilizado na Europa desde agosto, após a aprovação das autoridades de saúde, segurança e transportes na Itália, Grécia e Malta. Na América do Sul, após as aprovações relevantes, a companhia planeja operar três navios com embarques no Brasil, entre dezembro e março.

MSC quer dois navios no Mediterrâneo e nova experiência a bordo

Prazo mínimo de preparação

Ainda segundo a MSC, o cancelamento foi preciso devido a necessidade de um prazo mínimo de preparação para os embarques após o parecer das autoridades.

De acordo com a companhia, após a aprovação, seria preciso um período para organizar toda operação, trabalhando os setores de logística, a mobilização e embarque de tripulantes, além de suprimento de provisões. Também é necessário tempo para a implantação detalhada de seu robusto protocolo de saúde e segurança.

“Já apresentamos o nosso projeto completo de retomada para as autoridades responsáveis do Brasil, Argentina e Uruguai e estamos prontos para iniciar os procedimentos operacionais e logísticos necessários para o reinício dos cruzeiros na região”, disse Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, frisando a utilização do protocolo utilizado na retomada no Mediterrâneo.

Fora de serviço, MSC Seaview está em Santos desde a terceira semana de março

“As medidas de saúde e segurança que implementamos como parte do nosso protocolo vão além das diretrizes estabelecidas pelas autoridades locais, em particular a testagem universal de todos os passageiros e tripulantes antes do embarque e apenas visitas em terra protegidas como parte de uma “bolha social do navio”. Essas medidas também vão além de tudo o que está sendo oferecido em todo o setor de viagens e hospitalidade para a proteção de seus hóspedes e funcionários, oferecendo assim a opção de férias mais segura possível”, completou. 

Na Europa, o retorno incluiu a reativação de dois navios. Após aprovação das autoridades locais relevantes, o MSC Grandiosa já foram realizou onde cruzeiros no Mediterrâneo, enquanto o MSC Magnifica, voltou a navegar pela região no dia 19 de outubro.

Para a América do Sul, o programa de retomada da MSC oferece diversos cruzeiros de seis, sete e oito noites para o Nordeste, Argentina e Uruguai, além dos cruzeiros especiais de Natal e Ano Novo.

Adicionalmente, quatro novos minicruzeiros estão programados para fevereiro de 2021 visitando praias do Sul e Sudeste a bordo do MSC Seaview.

Passageiros afetados receberão carta de crédito

Quem teve reserva afetada pelos cancelamentos receberá compensação da MSC, além de carta de crédito para remarcar a viagem. O documento terá o valor total da reserva paga originalmente e deverá ser utilizado para a reserva de um cruzeiro futuro. 

De acordo com a MSC, a carta de crédito pode ser utilizada em qualquer viagem futura da MSC até 31 de dezembro de 2021. 

Adicionalmente, a companhia irá conceder crédito a bordo para ser utilizado em um próximo cruzeiro, sendo:

-EUR/USD 100 por cabine, para cruzeiros com até 6 noites
-EUR/USD 200 por cabine, para cruzeiros de 7 ou mais noites

O crédito a bordo poderá ser reembolsado ao final do cruzeiro, caso não utilizado. 

Temporada 2021/2022 é anunciada

MSC Splendida volta para segunda temporada brasileira

Junto ao adiamento da temporada, a MSC anunciou seus planos para a temporada 2021/2022 no Brasil. A companhia italiana trará ao país, pela primeira vez, o MSC Seaside, para roteiros entre Santos e o Nordeste. 

Além dele, terá o MSC Preziosa navegando a partir do Rio de Janeiro e o MSC Sinfonia partindo de Itajaí. Retornando após mais de 5 anos ausente, o MSC Splendida assumirá os roteiros ao Prata com base em Santos. Para ler mais sobre a temporada, clique aqui ou na miniatura a seguir: 

MSC Seaside é a novidade da MSC para 2021/2022

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

12 Comentários

  1. CADE O MINISTÉRIO PÚBLICO QUE AINDA PERMITE VENDA DE CRUZEIROS IRREGULARES QUE NÃO PRECISAM SEREM CUMPRIDOS? CADÊ A ANVISA QUE NÃO LIBERA LOGO ESSAS CRUZEIROS? CADA DIA QUE PASSO EU TENHO MAIS NOJO DESSE GOVERNO COMPLETAMENTE DESPREPARADO E INCOMPENTENTES

  2. Absurdo eles nao oferecerem o reembolso do valor já que eles iniciaram as vendas sem ter autorização para navegarem no Brasil. Me sinto lesado pela MSC.

  3. Estamos programando está viagem a tanto tempo, é um absurdo a quase 1 semana de viajar, receber a notícia de cancelamento!!
    Se o cancelamento fosse por parte do passageiro teríamos que fazer isso com antecedência de 15 a 21 dias, porque está regra não vale para empresa ?
    Pelo que entendi o Cruzeiro foi liberado, mas a empresa não tem tempo hábil para realizar todos os protocolos de saúde… Porque não fez isso antes ?
    Comprei meu pacote de bebidas há 20 dias, porque não avisaram antes? Com certeza já sabiam do cancelamento!!
    Simplesmente decepcionada

  4. Independente da nova lei estar em vigor, a MSC sabe de suas responsabilidades para com seus clientes e SIM deverão realizar o reembolso integral a aqueles que não poderão remarcar seus cruzeiros para o próximo ano.
    Antes de qualquer lei, as empresas são obrigadas obedecer o Código de Defesa do consumidor.
    A resposta automática que os atendentes da MCS estão dando a seus clientes ” você receberá crédito para a próxima viagem” NÂO valerá para todos. Então parem de ser tão simplistas nas suas respostas pois isso só irá gerar caos para todos.
    Nem que seja na justiça, todos cliente que se sentirem injustiçados, irão conseguir a reembolso integral e ainda muito mais.
    EU, por exemplo, exijo meu dinheiro de volta.

  5. E então vou pesquisar os cruzeiros para dezembro/2021 e os valores estão mais do que o dobro do valor que eu paguei neste de dezembro/2020 e que foi cancelado pela MSC.
    A empresa propõe usar o valor como crédito e não disponibilizar simplesmente outra viagem similar.
    Vamos ter que lutar, talvez até judicialmente, para receber o reembolso do que pagamos.
    Compramos acreditando que a MSC já havia atendido as medidas da legislação brasileira.
    Quanta decepção.

  6. Vamos ter calma porque a situação é de incertezas no mundo inteiro sobre a liberação do turismo, até mesmo em voos e hotéis…No setor de cruzeiros em particular a MSC tomou medidas sanitárias robustas, tanto que obteve autorização de poder navegar no Mediterrâneo recentemente. Está faltando um pouco de agilidade das autoridades sanitárias brasileiras para decidir se irá liberar as viagens a partir de 15/01/2021 com os protocolos sanitários adequados para fornecer segurança para todos. Tive cruzeiros comparados no Caribe em 11/2020 e no Brasil em 01/2021 que foram cancelados devido a COVID-19. A empresa está fazendo a sua parte com muita flexibilidade para acomodar milhares de passageiros impactados pela pandemia. Os que se sentirem inseguros para viajar remarquem para o fim de 2021…

    • Até o momento sim, mas ainda existe grande chance de cancelamento, considerando a continuidade da situação de emergência sanitária no Brasil e Europa

  7. Boa noite pessoal. Alguém sabe se as cartas de créditos da MSC já estão podendo ser usadas para embarque no Brasil nos primeiros meses de 2022? Ou continuam válidas para embarque somente até 31/12/2021? Obrigado.

  8. ALGUem conseguiu o dinheiro de volta se alguem conseguir por favor me ensina como fazer estou desisperada quero meu dinheiro de volta
    estou sendo assaltada e a policia não ve isso

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui